Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Tocha Paralímpica

Tocha Paralímpica
As Tochas Rio 2016, Olímpica e Paralímpica, nasceram juntas, frutos de uma única plataforma conceitual de Paixão e Transformação, que é a essência das marcas Rio 2016.

A decisão de partir de um só conceito de criação reflete o senso de igualdade e a equivalência de importância dos dois objetos. Quando fechadas, portanto, as duas tochas se equivalem. Abertas, as almas Olímpica e Paralímpica se revelam, com suas particularidades.

Na Tocha dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, relevos sinuosos e contínuos simulam os pontos altos e baixos da vida de um atleta paralímpico, baseada em determinação e conquistas. Sua textura quadrangular remete aos quatro valores paralímpicos – coragem, determinação, inspiração e igualdade – que também estão gravados em braile no objeto.

Ao acender a chama dos Jogos Paralímpicos, vamos dar luz a exemplos inspiradores. Celebrar a criatividade, a diversidade e a força de vontade. Será o momento de despertar a consciência para uma verdade que, embora óbvia, às vezes pode passar despercebida: as diferenças não nos tornam diferentes. A chama é conduzida por meio das tochas, em um revezamento que leva a mensagem Paralímpica para além da cidade-sede e termina com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos.

Como um dos principais atributos de inovação das Tochas Rio 2016, os segmentos se abrem em um movimento ascendente, como um corpo que expande seus limites guiado pelos valores do movimento Paralímpico: coragem, determinação, inspiração e igualdade.

O Chão

Nossa terra, que faz parte da nossa história. Representada pelo calçadão de Copacabana, o pedacinho de chão mais famoso do Brasil.

Imagem 1

O Mar

Ondulações orgânicas e fluidas representam o mar, tão presente nas paisagens do Brasil e do Rio.

Imagem 2

As Montanhas

A beleza natural do Rio, expressa nas curvas de seus morros e vales.

Imagem 3

O Céu

O ponto mais alto da Tocha Paralímpica é representado pelo Sol, que assim como o brasileiro, brilha e ilumina por onde passa. Sua cor remete ao ouro, que representa a conquista máxima dos Jogos.

Imagem 4

Pilares

ESPÍRITO PARALÍMPICO

Os relevos sinuosos e contínuos simulam os altos e baixos de uma vida baseada em conquistas. A flutuação dos elementos em movimento é a expressão da determinação.

DIVERSIDADE HARMÔNICA

A união entre os elementos singulares e desiguais representa o espírito de cooperação e respeito. Respeito às diferenças e objetivo comum pelo esporte.

ENVOLVIMENTO REAL

Com inscrições em braile, comunica valores que orientam ao encontro de atitudes positivas, criando uma conexão duradoura que permite uma nova visão de um mundo, de valorização da diversidade.

ENERGIA CONTAGIANTE

Os segmentos se abrem como um corpo que se expande e ultrapassa os limites previsíveis, em uma atitude de superação, que entusiasma e inspira.

Braile

Os quatro valores dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 estão presentes na área da pega da tocha, no texto bilíngue em braile, aproximando o objeto do condutor deficiente visual:

– Coragem
– Determinação
– Inspiração
– Igualdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com