Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Com vitória no futebol, Brasil alcança maior número de ouros em Olimpíadas

Com vitória no futebol, Brasil alcança maior número de ouros em Olimpíadas

Brasil vence Alemanha nos pênaltis e conquista ouro no futebol pela 1ª vez

Foi a sexta medalha dourada do país. Em Atenas-2004, foram cinco

A seleção brasileira de futebol, finalmente, conseguiu o ouro olímpico. Na 13ª tentativa, o time nacional venceu a Alemanha, nos pênaltis, por 5 a 4, no Maracanã lotado, e chegou pela primeira vez ao alto do pódio olímpico neste sábado (20).

No tempo normal, a decisão terminou empatada em 1 a 1. Neymar abriu o placar no primeiro tempo. Max Meyer igualou na volta do intervalo. Na prorrogação, o empate persistiu.

Já nas penalidades, o alemão Petersen viu o goleiro Weverton defender a sua cobrança e deu início a festa no estádio carioca. Em seguida, Neymar garantiu a vitória inédita.

Everton

O atacante foi o destaque da decisão. Ele fez o gol no tempo normal e o último pênalti. Com cãibra, ele comemorou deitado no gramado do Maracanã. A torcida gritava “o campeão voltou”.

Depois de um início irregular, quando empatou as duas primeiras partidas, a seleção fez uma campanha incontestável. Venceu todos os mata-matas, contra Colômbia, por 2 a 0, e Honduras, 6 a 0. Sofreu apenas um gol no torneio.

TIME NO ATAQUE

Baseado em triangulações e muitas trocas de passes, o esquema ofensivo desenhado pelo baiano Rogério Micale funcionou.

Além de sagrar-se campeã, a seleção estabeleceu uma série de recordes nos Jogos. O Brasil virou o maior vencedor de partidas no torneio olímpico de futebol, com 34 vitórias.

O Brasil também é agora o maior medalhista da história da competição, com um ouro (Rio-2016), três pratas (Londres-12, Seul-88 e Los Angeles-84) e dois bronzes (Pequim-08 e Atlanta-96).

 

Outro feito estabelecido pela seleção na noite deste sábado (20) foi terminar com um jejum de 24 anos e alcançar uma marca obtida por apenas três países: ganhar a medalha de ouro no futebol jogando no seu país.

A Espanha foi a última que ganhou o título em casa, em Barcelona-92. Antes da vitória espanhola, os donos da casa só conquistaram o título olímpico na era pré-Copa do Mundo, quando o futebol ainda era amador.

Os britânicos venceram em Londres-1908. Doze anos depois, os belgas venceram na Antuérpia-1920.

Futbol de ouro

FESTA NO MARACANÃ

A festa foi armada pelo torcedor antes do início da partida. Bastou os alemães pisarem no gramado para os torcedores começarem a gritar “Ô, Alemanha, pode esperara, a sua hora vai chegar”

Exatamente, às 17h, o sistema de som colocou o histórico samba “É hoje” da União da Ilha. O refrão “É hoje o dia da alegria e a tristeza/Nem pode pensar em chegar” foi cantado pelos torcedores como um aquecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com